3.6.08

Porto, 29 Mai (Lusa) - "Vem passar o dia com a cabeça nas estrelas" é o repto que o Planetário do Porto lançou hoje para que as pessoas participem a 15 de Junho numa festa da ciência e criatividade.
"À Descoberta de Novos Planetas" é uma festa dedicada às famílias, proporcionando aos participantes diversas actividades gratuitamente, como oficinas, laboratórios e actividades radicais, quer no Planetário quer nas ruas das Estrelas e do Universo.
"Esta é uma forma de relançar o Planetário no contexto educativo do Porto e de chamar a atenção das pessoas para este sector da ciência", disse o vereador da Cultura, Turismo e Lazer da Câmara Municipal do Porto, Gonçalo Gonçalves.
Para isso foi lançado, no final do ano passado, um desafio às escolas da Área Metropolitana do Porto, ao qual aderiram cinco, para que nas suas turmas do pré e do primário desenvolvessem uma actividade artística de modo a criarem "um novo planeta".
Os planetas estarão expostos no Planetário de 15 a 30 de Junho e serão alvo de avaliação por parte dos participantes das actividades da "festa da ciência e criatividade".
A directora executiva da Fundação Ciência e Desenvolvimento, Ana Moura, referiu que o dia 15 de Junho foi preparado "com muita poupança porque o dinheiro não é muito" salientando "o esforço da fundação e do Centro de Astrofísica".
"Estamos a tentar que sejam milhares, que tenha uma grande adesão, e por isso mesmo é que tornamos todas as actividades gratuitas", salientou.
O evento "vai de encontro ao Ano Internacional de Astronomia (AIA) e das actividades que a comissão organizadora do AIA em Portugal pretende desenvolver em 2009", disse João Fernandes presidente da comissão e astrónomo do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
"O AIA é uma iniciativa que junta mais de 120 países e talvez seja o maior consórcio em astronomia que alguma vez se preparou", salientou.
2009 foi proclamado Ano Internacional da Astronomia, na 62ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em Itália, numa iniciativa conjunta entre a União Astronómica Internacional e a UNESCO, para assinalar o quarto centenário da primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu.
O Programa do AIA em Portugal, que vai ser apresentado no segundo semestre deste ano, e tem "actividades para todos" de maneira a "potenciar o que já se faz no país e levar as actividades a todo o continente e ilhas, principalmente onde não é costume terem este tipo de eventos".
Para o astrónomo, o evento de dia 15 de Junho, "é um pré-lançamento do AIA" e será uma das actividades de comemoração do próximo ano.

(Agência LUSA - 29 de Maio de 2008)

Sem comentários: