12.6.08

O QUE VAI ACONTECER NO PLANETÁRIO NO DOMINGO?


Esta festa dos Planetas começou por ser um desafio lançado no final do ano passado às escolas da Área Metropolitana do Porto, de todos os ciclos de ensino.

A ideia de realizar este evento surgiu a propósito do lançamento, em Setembro do ano passado, de uma nova sessão do Planetário dedicada ao nosso Sistema Solar. Esta nova sessão, «O Vítor à descoberta do Sistema Solar», aborda o nosso sistema solar de acordo com as recomendações definidas pela União Astronómica Internacional na classificação dos Astros. Ou seja, é uma sessão com informação actualizada, bem diferente daquela que era difundida há poucos anos e que a maioria de nós aprendeu na escola.

Assim, cinco escolas aceitaram o desafio e estão neste momento a desenvolver uma actividade artística, baseada nos conhecimentos adquiridos sobre o sistema solar que culmina com a criação de um «novo planeta», fruto da imaginação das crianças, sob orientação directa dos seus professores.

O dia do grande evento é também o grande dia de inauguração da exposição «Novos Planetas», instalada no hall do Planetário. Esses planetas serão, durante esse dia, alvos de uma avaliação por parte do público que comparecer na festa, num concurso que elegerá o trabalho vencedor.

A exposição «Novos Planetas», resultado do trabalho de 97 crianças de escolas do Porto, Maia e Gaia, com idades entre os 4 e os 10 anos, permanecerá no Planetário até dia 30 de Junho.

Escolas que este ano participam no concurso/exposição:

- Infantário Casa do Alto (Pedrouços)– Maia
- Infantário Passinhos de Rei – Vila Nova de Gaia
- Escola Jasmim – Vila Nova de Gaia
- Escola Eb1 Bom Sucesso – Porto
- Colégio Primeiros Passos - Porto

Mais dados sobre a exposição/concurso NOVOS PLANETAS

Bolas com um metro de diâmetro
Obras plásticas suspensas e em rotação
Relação com o Sistema Solar
Fruto da imaginação das crianças
Ficha identificativa de cada planeta
Um trabalho vencedor eleito pelo público
Prémio atribuído à escola do trabalho vencedor (equipamento lúdico de exterior e interior)
Prémios de participação para todas as crianças autoras dos planetas (jogos didácticos)



PARA ALÉM DA EXPOSIÇÃO/CONCURSO «NOVOS PLANETAS»
O QUE VAI ACONTECER NO DIA 15 DE JUNHO?
(Entre as 11h00 e as 18h00)

Sessões do Planetário


Durante todo o dia (11H00, 12H00, 14H00, 15H00, 16H00 E 17H00), na cúpula do Planetário do Porto, serão mostradas, em contínuo, quatro das nossas sessões, sob orientação de monitores, astrónomos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP):

- A nossa estrela o Sol (a partir dos 10 anos)
- Visões do Cosmos (a partir dos 10 anos)
- O Vítor vai à Lua (a partir dos 3 anos)
- O Vítor à descoberta do Sistema Solar (a partir dos 5 anos)

(sinopses das sessões em www.fcd-porto.pt )

Laboratórios Hands-on

Oficinas pedagógicas, também orientadas por monitores do CAUP, que exploram conceitos e ferramentas utilizados na Astronomia. Estes são laboratórios de participação activa, através de observações, medições e cálculos:


- Impressão digital dos Astros (11h00, 14h00 e 16h00)

Através da formação do espectro visível com um espectroscópio, A Impressão Digital dos Astros demonstra a separação da luz nas cores que a constituem e utiliza o espectro resultante na identificação de diferentes gases. A actividade consiste na montagem de um simples, mas efectivo, espectroscópio, recorrendo a materiais baratos e utilizados no dia-a-dia. Utilizando o espectroscópio montado observa-se a luz emitida por um conjunto de lâmpadas de descarga com diferentes gases, de modo a verificar que cada elemento, ou composto de elementos, possui um espectro único. Através de um registo simples do espectro emitido pelo gás presente em algumas das lâmpadas é proposto que se identifiquem os elementos ou compostos emissores da luz observada. A identificação é feita comparando o registo efectuado com os espectros identificados num poster desenvolvido especificamente para esta actividade. Este é o primeiro passo para compreender a utilidade da luz na obtenção de conhecimento acerca dos astros que povoam o universo.



- Dinâmica da terra (12H00, 15H00 e 17H00)

Estudo dos movimentos da Terra usando um simulador

Para se entender verdadeiramente a causa das estações é necessário perceber como varia ao longo do ano a trajectória do Sol no céu, desde a alvorada ao ocaso.
Através desta experiência interactiva, utilizando o instrumento Simulador da Posição do Sol será investigada a variação das posições do Sol ao longo do ano e do dia, poderão ser representadas as posições solares para qualquer lugar do Hemisfério Norte, ou seja, para qualquer latitude desde o Equador até ao Pólo Norte.

Objectivos

· Compreender a trajectória aparente do Sol, ao longo do ano e do dia;
· Explicar a causa das estações do ano;
· Explicar o que provoca a variação da duração dos dias e das noites ao longo do ano, para quase todas as latitudes;
· Explicar o porquê de regiões da Terra só terem uma estação do ano, serem muito quentes, muito frias;
· Compreender o facto de a altura do Sol depender da latitude do lugar de observação.


Teatro de Marionetas - «A Princesa e a Lua!»

Durante todo o dia (11H00, 15H00, 16H00 e 17H00), no auditório do Planetário do Porto, Teatro de Marionetas pela «Partículas Elementares».

A princesinha estava doente. O Rei, seu pai, prometeu: «dou-te o que quiseres se ficares boa!». E a Princesa respondeu: «Eu quero a Lua!».
O Rei convocou os sábios da corte. Matemáticos, mágicos e cavaleiros. Músicos e feiticeiros. Daquele reino e de reinos distantes. Lógica e Matemática têm limites; Feitiçarias e Fórmulas não conseguiam resolver o assunto. Mas o Bobo da Corte, a quem chamavam palhaço e não foi consultado por ser bobo, assegurou ao Rei que atenderia ao pedido da menina…

Através dos vários consultores e conselheiros do Rei vamos ficar a saber tudo sobre a Lua, mas também alguns segredos sobre o que é a Amizade.



QUE MAIS ACONTECE NO DIA
«À DESCOBERTA DE NOVOS PLANETAS»?

Actividades Contínuas (das 11H00 às 18H00)

São um total de 19 actividades de várias áreas, de plásticas a radicais, de carácter lúdico e científico, que abrangem todas as faixas etárias.
Algumas foram inclusivamente pensadas para serem executadas por toda a família, como é o caso do «Pé no Planeta».

- Estrelas e Luas: oficina de expressão plástica com gesso, para todas as idades (observatório).
- O meu universo numa caixa: oficina de expressão plástica, a partir dos 5 anos (hall).
- A tua estrela! : oficina de Pins, para todas as idades (hall).
- Os habitantes dos novos planetas: oficina de construção de marionetas, a partir dos 4 anos (esplanada).
- Tempestade lunar: oficina de construção de vira ventos, para todas as idades (hall).
- Relógios de sol: oficina de construção, a partir dos 3 anos (Astroteca).
- 3, 2, 1 … : oficina de lançamento de foguetões de água, a partir dos 6 anos (rua).
- Pé no planeta: actividade plástica, para todos (corredor da entrada).
- O astronauta sou eu! : actividade radical – slide, a partir dos 12 anos (rua).
- Observação do Sol : no telescópio, para todas as idades (rua).
- Sobe até às estrelas!: actividade radical – escalada, a partir dos 6 anos (rua).
- Circuito lunar: gincana, a partir dos 4 anos (rua).
- Pula no espaço: actividade física, dos 2 aos 5 anos (rua).
- Estátuas falantes: 5 animadores, contadores de histórias, com ligação ao Espaço, para todos (hall).
- Eu na Nave: para tirar um retrato, para todos (hall).
- Eu Astronauta: para tirar um retrato, para todos (hall).
- Seres Galácticos: pinturas faciais, para todos (entrada).
- Modelagem de balões: com motivos espaciais, para todos (entrada).
- Espaço infantil: espaço de diversão para os mais pequenos, dos 0 aos 5 anos (hall).

Sem comentários: