2.1.09

Galileu Galilei

SAUDAMOS O ANO 2009 (AIA2009) ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

Consagrado ao grande fundador da ciência moderna, Galileo Galilei (1564-1642) que, com as suas observações, mudou por completo a nossa visão do mundo.

Galileo Galilei com um telescópio que ele próprio melhorou, observou as montanhas da lua, as manchas solares, quatro satélites de Júpiter, as fases do planeta Vénus, os anéis de Saturno e comprovou que a via láctea não é mais que um aglomerado de longínquas estrelas, descobertas que contribuíram em muito para a defesa do sistema heliocêntrico.

Dentre os seus escritos destacamos a seguinte passagem:

“A filosofia está escrita neste grande livro… sempre aberto diante de nós: O Universo. Não pode ser lido antes de termos aprendido a sua linguagem e de nos termos familiarizado com os caracteres em que está escrito. Está escrito em linguagem matemática e as letras são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível entender uma só palavra.”
Galileo Galilei

E assim, a partir do séc. XVII, operou-se uma transformação no saber ocidental, com a passagem de um modelo de conhecimento puramente especulativo, denominado escolástico, a um modelo operativo de ciência. No mesmo período, Bacon e Descartes muito contribuíram com os seus estudos em prol do conhecimento científico através do recurso às demonstrações lógico-matemáticas, ajudando também a implementar esta nova ordem que, desde então, não cessámos de aperfeiçoar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como sempre eloquente e sucinta nas explicações e análise por mais complexas que elas possam ser.

Muito bem - Parabéns.