6.1.09

Como observar o Sol em segurança I


Os perigos da observação do Sol

Todos nós já ouvimos falar do perigo que os raios ultravioleta representam para a nossa pele... mas será que o Sol também pode provocar danos nos olhos?

O olho humano tem cerca de 3 cm de diâmetro e a pupila tem menos de 1 cm, por isso o olho capta muito pouca energia. Por outro lado, o Sol emite uma quantidade astronómica de energia. Qual destas será mais relevante?

O Sol emite à volta de 64 milhões W/m2 (Watt por metro quadrado), mas como emite em todas as direcções, a quantidade que chega à Terra é pouco menos de 1400 W/m2, quantidade que é designada por constante solar. Quando olhamos directamente para o Sol, o olho capta cerca de 4 mW (milliwatts). Esta energia é distribuída por todo o espectro electromagnético solar, e algumas frequências são mais perigosas que outras.

Os Infravermelhos aquecem ligeiramente a retina (a zona do olho onde a luz é focada), o que pode provocar artifícios visuais ou mesmo danos ao olho, entre cegueira temporária ou permanente, dependendo do tempo de observação directa do Sol. Estes danos são provocados por danos na retina, semelhantes a queimaduras solares. Estes efeitos são agravados nos casos de olhos jovens (como os das crianças) ou que sofreram cirurgias recentes, quando o Sol está próximo do Zénite e observações em locais a alta altitude.

Os ultravioleta são inofensivos para a retina. No entanto, a exposição prolongada aos UV provoca um “amarelecimento” do cristalino, tornando-o mais opaco com o passar do tempo, o que eventualmente origina cataratas (imagem à direita) .

Todos estes problemas são amplificados quando se usam aparelhos que focam a luz, como é o caso de binóculos ou telescópios., que concentram a luz do Sol num ponto.

Toda a gente sabe como atear fogo com uma lupa, mas um telescópio consegue focar muito mais luz que a lupa. A luz solar focada por um telescópio reflector de 10 polegadas consegue queimar através de 6 camadas de cartão de 1 milímetro de espessura em apenas uns segundos, portanto imaginem o que isso faria aos vossos olhos!

Sem comentários: