22.9.11

Planetário celebra Noite dos Investigadores



A Fundação Ciência e Desenvolvimento, através do Planetário do Porto, volta este ano a associar-se à agência de divulgação científica Ciência Viva na celebração de um evento que pretende estreitar os laços existentes entre a comunidade científica e a população em geral – a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2011. Assim, a 23 de Setembro, a partir das 20h00, o Planetário inaugura uma exposição, oferece uma sessão de Astronomia e propõe uma tertúlia com cientistas, naquela que é uma noite especial para a divulgação da ciência.

A Noite Europeia dos Investigadores permite ao público em geral o convívio com cientistas, num ambiente descontraído, que promova a troca de ideias e de experiências. A NEI pretende contribuir, sobretudo junto das camadas mais jovens para a “desmistificação” da imagem dos investigadores e demonstrar que, afinal, a ciência não é tão complicada quanto se julga.

A primeira edição desta iniciativa data de 2005. O evento que ocorre no mesmo dia, em diversos países europeus, e ainda em Israel.

Através da realização de atividades procura-se criar um ambiente propício à interação entre a comunidade científica e o público, de forma abrangente, isto é, crianças e adultos, professores e todos os que manifestem interesse e curiosidade pelas questões científicas.

Assim a 23 de Setembro, no Planetário do Porto, às 20h00 será inaugurada uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de uma Escola do 1º ciclo do ensino básico, sobre o tema “Neptuno”. Às 20h30 realizar-se-á a sessão de planetário “O Vítor à Descoberta do Sistema Solar (lotação máxima 93 lugares) e às 21h30 terá lugar uma Tertúlia com os Investigadores Mercedes Filho e Pedro Figueira. As actividades são de entrada livre, sempre sujeita à lotação dos espaços. Para mais informações sobre a Noite Europeia dos Investigadores consultar o site www.nei2011.eu .


Sem comentários: