17.3.11

Astronauta da NASA no Planetário do Porto
















Scott E. Parazynski, nascido em 1961, é um dos mais experientes astronautas da agência espacial americana NASA, na qual ingressou em 1992. Realizou a primeira das suas cinco viagens espaciais em 1994, na nave Atlantis. A sua última missão teve lugar em Outubro de 2007, a bordo da Discovery, tendo então como tarefa consertar um conjunto de painéis solares danificados pela Estação espacial Internacional (ISS). Durante 15 anos acumulou 1 019 horas no espaço. Na manhã do dia 15 de Março visitou o Planetário do Porto da Câmara Municipal, e passou mais de uma hora à conversa com jovens adolescentes portugueses com quem partilhou o seu gosto pela aventura do espaço e não só.

Formado em Medicina, Scott conta no seu curriculum com cinco missões no espaço e sete “space walks” (caminhadas no espaço). Fez a primeira das suas cinco viagens ao espaço em Novembro de 1994, na nave Atlantis. Três anos após o seu primeiro voo, voltou ao espaço na missão STS-86 da Atlantis. Em 1998 integrou a missão STS-95 da Discovery. Em 2001, a sua quarta missão, foi a bordo da nave espacial Endeavour, que o levou pela primeira vez à Estação Espacial Internacional, na qual realizou duas caminhadas espaciais para instalar na ISS antenas de UHF e braços robóticos de última geração. A sua última missão teve lugar em Outubro de 2007, a bordo da Discovery, mas as suas aventuras não acabaram ai.

Os seus gostos pessoais passam pela escalada, o montanhismo, o voo, o mergulho e o ski. Em 2009 tornou-se o primeiro astronauta a escalar o Monte Evereste. Foi sobre todas estas experiências que o astronauta falou numa sessão que decorreu num auditório cheio de jovens ansiosos por esclarecer dúvidas e fazer perguntas que, no entender de Scott, foram bastante pertinentes.

Guiando a assistência através de uma apresentação de fotografias, o astronauta foi dando a conhecer os seus colegas, não apenas americanos mas também de outros países; a maneira como se dorme, come ou viaja no espaço; o modo como se procedem às comunicações; as capacidades do seu fato espacial; e ainda os seus receios, alegrias e conquistas. Começando a palestra com uma imagem aérea tirada por si aos cumes do Everest acabou partilhando a sua última conquista - precisamente a escalada da montanha mais alta do mundo, na cordilheira dos Himalaias.

Seguiram-se as perguntas e as fotografias. O astronauta, com uma simpatia invulgar, a todos respondeu e fez questão de sublinhar que qualquer um dos presentes poderá vir a ser o primeiro astronauta português. E, para tal, deixou algumas dicas: estudem matemática, ciência ou engenharia e aprendam várias línguas. “Mas, acima de tudo, façam o vosso melhor!”.

Sem comentários: