14.11.11

Dia Nacional da Cultura Científica



Construção de relógios de sol e observação noturna de Júpiter



Celebrando o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, a Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, em parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, oferece aos visitantes do Planetário do Porto, a possibilidade de, gratuitamente, participarem numa oficina de construção de relógios de sol e observarem o próprio sol e o céu noturno, através de telescópios montados para esse efeito.

Para além das regulares sessões, realizadas para grupos escolares e já devidamente agendadas, o Planetário do Porto estará todo o dia e noite dedicado à celebração da Cultura Científica. Caso as condições atmosféricas o permitam, de manhã e de tarde será possível observar o sol e, a partir do cair da noite, a proposta é observar o céu noturno e em especial Júpiter e as suas quatro maiores luas.

O Dia Nacional da Cultura Cientifica enquadra-se na Semana da Ciência e Tecnologia (de 21 a 27 de Novembro) na qual várias instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País abrem as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento.

O Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, foi instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.




Sem comentários: