15.1.10

VLT (Very Large Telescope) Captura Primeiro Espectro de um Exoplaneta de Forma Directa



Ao estudar um sistema planetário triplo que se parece um pouco com uma versão aumentada da família de planetas que orbita o nosso próprio Sol, os astrónomos obtiveram o primeiro espectro directo - “uma impressão digital química” - de um planeta em órbita de uma estrela distante, adquirindo assim informação nova sobre a formação e composição do planeta. Este resultado representa um marco na procura de vida no Universo.

“O espectro de um planeta é como uma impressão digital. Fornece-nos informação importante acerca dos elementos químicos que se encontram na sua atmosfera,” diz Markus Janson, primeiro autor do artigo que relata a nova descoberta. “Com esta informação, podemos compreender melhor como é que o planeta se formou e, no futuro, poderemos inclusivamente descobrir possíveis marcas da presença de vida.“




ESO PR Photo 02c/10
Spectrum of planet around HR 8799 (annotated)
Fonte: ESO 02/10, cortesia do ESON

5 comentários:

Murillo Melo Mourão disse...

Gostaria de fazer um acréscimo no texto: Um exoplaneta ou planeta extra-solar é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. Muito bom o seu blog Parabéns pelo conteudo.

Patrícia Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia Campos disse...

Obrigada.

Bruno disse...

Olá , hoje fui ao Planetário do Porto pela primeira vez e adorei :) e além disso aprendi coisas novas que mesmo sendo astronomo amador ainda não sabia. Como a existencia e funcionamento do VLT, entre outras coisas. Muitos parabéns :)

Patrícia Campos disse...

Obrigada . Volte sempre.