26.12.08

O AIA2009 começa com uma campanha global de observação solar

CONVITE A TODOS OS ASTRONOMOS PROFISSIONAIS OU AMADORES


É a alvorada de um ano novo e especial. Em 2009 celebram-se 400 anos das observações do fundador da moderna astronomia, Galileu Galilei. Esta observações são o tema de fundo do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009).

Um dos objectos de estudo de Galileu foi o Sol. No entanto, passados 400 anos, há ainda muitas pessoas que pensam no Sol como uma bola amarela brilhante. Não podiam estar mais enganados.

A “Alvorada do AIA2009” é a grande oportunidade para corrigir estes enganos. É uma campanha global de observação solar, realizada no dia 1 de Janeiro de 2009. Organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), a funcionar no Planetário do Porto, e pelo Grupo de Física Solar do AIA2009 (GFS), é uma actividade cujo sucesso depende apenas da curiosidade e do interesse do público em compreender um pouco melhor o céu.

Convidámos todos os astrónomos profissionais e amadores naquela que será uma das maiores campanhas mundiais de observação do Sol. Quer tenham telescópios com filtros solares, com filtros H-alfa ou simples sistemas de projecção, são estes os nossos participantes.

No dia 1 de Janeiro iremos reunir-nos em Centro de Ciência, Câmaras Municipais, Centros Comerciais ou simplesmente as nossas ruas para apresentar o Sol e o AIA2009 ao mundo.

Como o Inverno não perdoa, há locais alternativos onde se podem mostrar exposições e apresentações multimédia sobre o Sol, além de imagens em tempo real recolhidas de vários locais espalhados pelo mundo.

Mantendo o espírito da actividade, estes locais alternativos podem ser uma simples tenda na rua com um computador, até Planetários a mostrar grandes produções multimédia.

Todos os participantes registados têm acesso a uma série de actividades e instruções sobre como observar o Sol, a um logótipo do AIA2009 e a posters do AIA2009, que poderão imprimir.

Para mais informações, visite
http://www.astronomy2009.org/dawn/
ou contacte Ricardo Cardoso Reis (ricreis@astro.up.pt)
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
e Grupo de Física Solar do AIA2009

Sem comentários: