18.11.08

Notícia publicada hoje, no Jornal de Notícias, que refere a exposição patente no Planetário do Porto no âmbito do Serviço Educativo Teatro do Campo Alegre. Uma iniciativa da Fábrica de Movimentos - Novas Danças Novos Públicos - que inclui o Teatro do Campo Alegre, o Planetário do Porto, o Teatro Helena Sá Costa e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação /CIIE.
Mais informações clicando aqui.

17.11.08

NOITES DE GALILEO no Planetário do Porto


24 Novembro 2008

Apresentação do programa 'Noites de Galileo'. No dia 24 de Novembro, dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica será apresentado ao público o programa de observações 'Noites de Galileo'.

Programa:
15:00 às 17:00
- Observação solar
18:00 às 20:00
- Sessão de observação de Vénus e Júpiter
21:00 - 'Pelos olhos de Galileo', sessão no Planetário do Porto

No inicio do século XVII Galileo iniciou uma revolução na Astronomia e na nossa percepção do Cosmos. Com base nas suas observações Galileo concluiu que a Lua seria um astro à semelhança da Terra com montanhas e crateras, Vénus orbitava o Sol e Júpiter possuía um sistema de Luas.
Hoje os meios de observação são incrivelmente mais sofisticados e poderosos, mas o prazer da descoberta e a busca do conhecimento é a mesma. O programa 'Noites de Galileo' irá decorrer ao longo de 2008 e 2009. O seu objectivo é reproduzir as observações de Galileo.

O programa está aberto ao público em geral e às escolas. Serão realizadas várias sessões para observação da Lua, Vénus e Júpiter. Os dados obtidos em cada sessão de observação serão arquivados e disponibilizados numa base de dados pública.

Sessões:
Sessão 1 - 24 de Novembro Observação do Sol, Vénus e Júpiter .

7.11.08

A SOMBRA DAS ESTRELAS

À descoberta dos Argonautas
Teatro de sombras para escolas e famílias


O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, junto ao Planetário do Porto, apresenta o teatro de sombras para maiores de 6 anos «A sombra das estrelas - Os Argonautas». Este espectáculo, uma estreia absoluta, aborda de uma forma simples e divertida os textos mitológicos da antiguidade e será apresentado na Sala Estúdio do TCA entre 18 e 23 de Novembro.
Aqui está a sugestões para as famílias que gostam tanto das estrelas como nós.

Dois astronautas partem numa viagem ao espaço com a missão de descobrir e estudar novos planetas. As estrelas revelam-lhes a história mitológica e as peripécias dos Argonautas, cerca de cinquenta navegadores que, milhares de anos antes, empreenderam uma longa viagem e cujos feitos heróicos ficaram desenhados no céu até hoje. A esses desenhos damos o nome de constelações.

Uma abordagem aos textos mitológicos da antiguidade clássica, que interpretam a origem das constelações, transpondo este imaginário para a linguagem do teatro de sombras.

As estrelas revelam o seu segredo milenar. O fiar de constelações. Os Deuses e semideuses. Uma viagem, uma nave e um astronauta perdido no espaço. O caminho das estrelas. O regresso a casa. A minha, a tua, a nossa história.


A sombra das estrelas (Estreia)
Teatro de sombras
De 18 a 21 de Novembro às–10h30 e às 15h00
Dias 22 e 23 de Novembro às 16h00
A partir dos 6 anos
Inscrições prévias para grupos escolares.

Direcção cénica: Miguel Rimbaud
Direcção Plástica: Victor Madureira
Interpretação: Miguel Rimbaud e Victor Madureira
Vídeo: Hugo Valter Moutinho
Produção: FCD/Teatro do Campo Alegre